O plano de emergência é um documento onde se detalha os riscos de incêndio e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio em uma edificação.

A documentação é baseada na Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 5.219:20.

A Norma Brasileira diz que no plano de emergência deve ser apresentado uma Responsabilidade Técnica do engenheiro de Segurança.

O engenheiro de segurança realiza uma análise dos possíveis riscos de emergências reais, de incêndio e pânico e agravos.

“É um plano do que fazer numa situação de emergência, como: melhor rota de fuga, melhor hospital para levar as vitimas, ponto de encontro, quem vai ser o líder, quem vai combater o fogo, quem vai fazer a evacuação”

Engenheiro de segurança e CEO da GT Fire Thiago Barbachan

Que licenças consigo com o Plano de Emergência?

Como vimos acima, o plano de emergência é um conjunto de informações que norteiam a adoção de procedimentos técnicos e administrativos para serem colocados em prática em situações de emergência.

O documento, que também é baseado no projeto contra incêndio e pânico, é essencial para Licenças Ambiental, Alvarás de Funcionamento, certificado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e até financiamentos em bancos e licitações.

Plano de Emergência deve ser de conhecimento dos brigadistas

A Brigada de Emergência é um grupo de voluntários que trabalha na edificação ou empresa devidamente treinados e capacitados para atuar na prevenção, evacuação e combate a um princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros.

A formação de Brigada de Emergência é regida pela NBR 14276:2020. A Norma trata dos requisitos e procedimentos.

A documentação do plano de emergência, portanto, deve ficar na empresa, para acesso fácil dos brigadistas de emergência.

É o documento, afinal, que vai orientar os brigadistas para a realização de ações de combate ao princípio de incêndio e evacuação das pessoas.

Tudo isso se soma à outra habilidade que os brigadistas de emergência recebem no treinamento que são os primeiros socorros.

O plano de emergência deve ser de conhecimento da Brigada de Emergência
Curso de formação de Brigada de Emergência – Foto Junior Aguiar equipe GT Fire

Como ter toda documentação completa de segurança e uma Brigada de Emergência na minha empresa?

Como instruído acima, o Plano de Emergência deve ser elaborado por um engenheiro de segurança.

A GT Fire tem uma equipe de especialistas no assunto e é referência na elaboração do documento com todos os detalhes adequados à sua empresa ou edificação.

A formação de Brigadas de Emergência também faz parte dos serviços prestados. São aulas teóricas e práticas que capacitam os funcionários para atuarem nas situações de principio de incêndio e primeiros socorros.

Clique aqui e faça um orçamento rápido e fácil com quem entende e é referência quando o assunto é projeto de segurança contra incêndio e pânico.