A instalação correta de corrimão e guarda-corpo deve atender à regras de altura, distância da parede e do piso, e medidas de prolongamentos.

Essas regras são importantes para garantir a acessibilidade e segurança dos usuários em escadas e rampas e outras áreas comum da edificação.

Neste artigo completo e atualizado, você confere cada detalhe da instalação de corrimão e guarda-corpo para que tenha um imóvel seguro e dentro do que exige o Corpo de Bombeiros.

Como fazer a instalação correta de corrimão

Os corrimãos são usados ​​durante a subida e descida de escadas e rampas, garantido o apoio para evitar quedas.

As normas para instalação correta de corrimão são regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 9050 que versa sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Lembrando ainda que o corrimão deve servir para guiar as pessoas até a saída do imóvel nos casos de pouca visibilidade devido à fumaça em eventuais incêndios. E também deve ser instalado dos dois lados do corredor da escada.

O corrimão deve estar a 0,92 m e 0,70 m do piso acabado, medidas da face superior até o bocel ou quina do degrau ou do patamar.

Os corrimãos devem ser contínuos. Ou seja, sem interrupções. Devendo ainda se prolongar por pelo menos 30 cm nas extremidades, com acabamento recurvado.

Outro detalhe a ser levado em consideração, é que a distância do corrimão em relação à parede deve ser de 4 cm no ambiente interno e 10 cm para os externos.

Além disso, é importante fazer a sinalização do corrimão para pessoas com deficiência. Isso se faz com a colocação do anel de sinalização.

Esse item informa ao portador de deficiência visual sobre o início e término de uma escada ou uma rampa de acesso.

Como fazer a instalação do corrimão no meio da escada

O corrimão no meio da escada é chamado de corrimão intermediário. Esses são obrigatórios em escadas ou rampas com largura igual ou superior a 2,40 m.

O corrimão intermediário só pode ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40 m, garantindo o espaçamento mínimo de 0,80m entre o término de um segmento e o início do seguinte.

 

Você pode se interessar também:

 

Como devo instalar um guarda-corpo corretamente?

O guarda-corpo geralmente é preenchido de aço inox, alumínio, madeira. Ou construído em alvenaria e concreto. Ou fechado com tela, grade e painéis.

O guarda-corpo deve possuir altura igual ou superior a 1,10m, medido do topo à borda do piso.

O guarda-corpo deve ser instalado de forma que o espaço, do assoalho, degrau ou
rodapé até o seu topo, seja subdividido ou preenchido por:

  • Longarinas intermediárias distanciadas, no máximo, de 0,25 m entre si.
  • Balaústre verticais distanciados, no máximo, de 0,15 m um do outro.

Vale lembrar que tanto o guarda-corpo quanto deve ser de forma que não
haja saliências, aberturas, pontas ou outros elementos de grade ou painéis que possam prender as roupas das pessoas.

Como ter um imóvel seguro contra incêndio e outros acidentes?

O Atestado de Regularidade do imóvel emitido pelo Corpo de Bombeiros é feito após uma análise do projeto contra incêndio e pânico.

Nesses projetos contra incêndio e pânico devem constar os equipamentos de combate a incêndio, onde devem ser instalados no imóvel e as medidas de instalação de itens de acessibilidade como o próprio corrimão e guarda corpo.

A GT Fire é uma empresa especializada na elaboração de projetos contra incêndio e pânico, acessibilidade, consultorias, palestras e treinamentos de brigadas de emergência.

Se pensa em regularizar seu imóvel e precisa de um projeto contra incêndio ou qualquer orientação, clique aqui e fale com a gente agora.