A instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios e pânico é obrigatória para o alvará de segurança em eventos temporários (Atestado de Regularidade).

É com esse alvará, emitido pelo Corpo de Bombeiros, que o evento tem a permissão para acontecer e, portanto, receber público.

Neste artigo completo e atualizado, vamos detalhar quais itens devem constar nos projeto de segurança contra incêndio e pânico que antecede o Atestado de Regularidade.

Mas antes, vamos precisamos contextualizar o que são eventos temporários.

O que são eventos temporários?

Eventos temporários é a promoção de algum entretenimento que em que haja concentração de pessoas, em uma área preparada ou fixamente voltada para essas atividades.

Os exemplo de eventos temporários mais comuns são: shows de música, feiras, formaturas, festivais, congressos e comemorações.

Os eventos temporários podem acontecer em locais abertos, cobertos, ginásios, estádios ou em edificações próprias para o tipo, como casa noturnas, centros de eventos ou até estruturas provisórias construídas especificamente.

De uma forma ou de outra, para cada ocasião, é obrigatório a elaboração de projetos contra incêndio e pânico para atestar a segurança em eventos temporários e, assim, obter a liberação das autoridades de segurança.

A seguir, vamos detalhar os itens de segurança que são obrigatórios.

Segurança em eventos temporários: quais equipamentos são obrigatórios?

Os eventos temporários com área construída igual ou acima de 250m² ou com controle de público, mediante qualquer sistema de contagem (nesse caso, independente de área construída), são obrigados a apresentar nos projetos e instalar:

Extintores

Os extintores devem ser instalados no caminhamento máximo de 15 metros

 

Detecção e alarme

Os sistemas de detecção de princípio de incêndio devem ser instalados quando a área do evento for igual ou superior a 1.500m² nas áreas privativas como depósitos, restaurantes, camarins, salão de convenções, boates e auditórios.

 

Iluminação de emergência

O sistema de iluminação de emergência deve ser autônomo, com potência de 15w e autonomia de pelo menos uma hora. Esse sistema orienta a saída das pessoas em caso de pouca visibilidade devido à fumaça.

Precisa de um projeto de segurança para seu evento?

A GT Fire é uma empresa referência na elaboração de projetos contra incêndio e pânico. São vários os clientes que tiveram o Atestado de Regularidade perante o Corpo de Bombeiros.

Os projetos contra incêndio e pânico são destinados a todo tipo de imóvel. Mas para cada documento, a finalidade e o tamanho da edificação é considerada para a elaboração de um projeto específico.

Clique aqui e peça seu orçamento rápido e fácil. Ou aqui para falar diretamente com a gente.