A segurança contra incêndio em mercados públicos passa por uma série de critérios de presença e instalação de equipamentos que previnem e amenizam os acidentes com fogo.

Os mercados públicos são diariamente frequentados por muitas pessoas, que vão em busca de comprar alimentos ou outros produtos.

Muitos dos mercados são símbolos do turismo de uma cidade, portanto são frequentados também por muitos turistas.

Mas o fato é que com a circulação de tanta gente e a necessidade do uso de equipamentos como freezers, entre outros, é muito importante a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio.

Neste artigo completo e exclusivo, nós da GT Fire – projetos contra incêndio, trazemos os detalhes sobre segurança contra incêndio em mercados públicos.

Quais equipamentos de segurança devem ser instalados nos mercados públicos?

Assim como vários outros espaços de circulação de pessoas, existe a necessidade de instalação de equipamentos de combate, prevenção e diminuição de agravos em caso de início de incêndio nos mercados públicos.

 

Extintores em mercados públicos

Os extintores de incêndio são equipamentos básicos de combate a princípio de incêndio e devem estar presentes nos mercados públicos.

Para garantir a acessibilidade, os extintores devem ser instalados com caminhamento de no máximo 15 metros.

Lembrando que a instalação dos extintores devem atender a altura correta e devem ser devidamente sinalizados. Clique aqui e saiba mais.

 

Hidrante e reserva de incêndio em mercados públicos

Sem dúvida nenhuma a presença de um hidrante reforça e muito a segurança contra incêndio em mercados públicos.

Mas é importante saber que a obrigatoriedade da instalação de hidrante em mercados públicos é só se o espaço for igual ou maior a 750 metros quadrados de área construída.

No entanto, para o funcionamento eficaz do hidrante, é importante que exista uma reserva de água específica.

São 21.600 litros em caso de reservas elevadas ou 60.000 litros se a reserva for subterrânea ou de superfície.

 

Chuveiros automáticos em mercados públicos

Os chuveiros automáticos são tecnicamente chamados de sprinklers. Esses equipamentos são acionados e formam uma cortina de água, de cima para baixo, em caso de princípio de incêndio.

Caso o mercado público tenha uma área construída igual ou maior que 750 metros quadrados ou acima de 4 pavimentos é importante a presença dos chuveiros automáticos.

Lembrando que para os chuveiros automáticos é necessário uma reserva de água de 32.400 litros nos reservatórios elevados ou 90.000 litros caso o reservatório seja subterrâneo ou de superfície mediante uma bomba d’água.

Os chuveiros automáticos são considerados os equipamentos mais eficazes no combate a princípios de incêndio. Clique aqui e entenda o por quê.

 

Central de gás nos mercados públicos

Muitos dos mercados públicos oferecem comidas prontas para o consumo. Por isso, em caso em que o uso de gás for igual ou superior a 45 quilos, é importante que exista uma central de gás.

A central de gás também deve ser instalada se a área do mercado público for igual ou maior que 750 metros quadrados ou se a altura da edificação for superior a 20 metros.

Quer saber mais sobre central de gás em outras situações? Clique aqui e veja 4 situações em que esse sistema é obrigatório.

 

Detectores de alarme em mercados públicos

Os sistemas de alarmes são importantes para avisar os ocupantes de um imóvel para evacuação do local em caso de principio de incêndio.

No caso dos mercados públicos, esses equipamentos devem ser instalados na área comercial acima de 1.000 metros quadrados ou se a edificação tiver mais que 12 metros de altura ou acima de 4 pavimentos.

Sistema de iluminação de emergência nos mercados públicos

As iluminações de emergência orientam as pessoas para as saídas mais próximas em caso de pouca visibilidade nas situações em que a fumaça esteja atrapalhando a visão.

Portanto, são itens de suma importância e devem ter autonomia de uma hora após serem automaticamente acionados.

Projetos de segurança contra incêndio são para todos os imóveis

Os projetos de segurança contra incêndio são documentos que apontam quais e como cada equipamento de segurança e acessibilidade deve ser instalado numa edificação.

Após a elaboração, o projeto é encaminhado ao Corpo de Bombeiros local para que seja expedido o Atestado de Regularidade do imóvel. Só assim o impóvel é liberado para o funcionamento.

A GT Fire é uma empresa especializada na elaboração de projeto contra incêndio e consultoria em prevenção a acidentes, segurança do trabalho, formação de brigadas, palestras, entre outros.

Clique aqui  e fale diretamente com a gente.