Como saber se a escola do seu filho é segura

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Segurança nas escolas

A segurança é um dos critérios de escolha dos pais antes de matricular seus filhos nas escolas. De acordo com o Ibope, 87% dos pais priorizam a segurança nas escolas ao escolher um colégio particular.

Essa preocupação não é à toa. É na escola onde os filhos passam a maior parte do tempo fora de casa, e por isso é importante que todo o ambiente tenha equipamentos que previna acidentes ou diminua agravos.

Neste artigo completo e atualizado, trazemos informações para você saber se a escola do seu filho está de acordo com as normas de segurança exigidas pelas autoridades.

As informações também servem para que administradores de escolas regularizem seus estabelecimentos e assim evitem multas ou outros transtornos.

Quais equipamentos de segurança devem estar presentes nas escolas?

Os equipamentos de segurança de combate a incêndio e pânico devem ser apontados num projeto e apresentado ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado para emissão do Atestado de Regularidade.

Basicamente, toda escola com área a partir de 250m² deve elaborar o projeto de segurança. Outro critério é se o colégio utiliza gás acima de 45 quilos. Nesse caso, o projeto é obrigatório independente da área construída.

Extintores nas escolas

Pelo menos duas unidades extintoras de princípio de incêndio devem ser distribuídos por pavimentos, sendo que o usuário não pode percorrer mais do que 20 metros para alcançar um extintor.

Os extintores são de pó químico seco (4 quilos cada um), de CO² (6 quilos cada um) e de água (10 litros cada um).

A fixação é de no máximo a 1,60 de altura do piso já acabado. Da mesma forma, deve-se preocupar com a distância. Veja mais sobre altura do extintor de incêndio aqui.

Sistema de sinalização nas escolas

O sistema de sinalização é formado pela distribuição de placas informativas indicando as rotas de fuga em casos de acidentes.

Portanto, essas placas devem ser distribuídas a cada 20 metros ou a cada mudança de direção e nas portas que dão acesso às escadas e saídas de emergência das escolas.

Sistema de iluminação nas escolas

As iluminações de emergência devem ser acionados sob um sistema central automático toda vez que a energia faltar.

Esses pontos de luz devem ter autonomia de uma hora e devem ser distribuídos em todos os locais da escola que proporcionem circulação horizontal ou vertical da edificação.

Sistema de detecção e alarme nas escolas

O sistema de detecção e alarme deve estar presente se a edificação da escola tiver mais de 12 metros de altura ou 4 pavimentos.

Portanto, sendo a escola com essas dimensões, os detectores do sistema de alarmes devem ser instalados em bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

Hidrante nas escolas

A presença de hidrantes nas escolas só é obrigatória se a edificação tiver mais de 14 metros de altura ou acima de 4 pavimentos.

Chuveiros automáticos nas escolas

Os chuveiros automáticos são chamados de splinkers. Sua presença só é obrigatória como uma medida compensatória, como por exemplo, caso o ponto mais distante do pavimento da escola ultrapasse 15 metros até a escada de emergência mais próxima.

Lei Lucas contribui para a segurança nas escolas

A Lei Lucas é nome dado à Lei 13.722, de outubro de 2018, que determinou que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas, e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, tenham capacitação em primeiros socorros.

projeto contra incêndio e pânico sobre segurança nas escolas
Projetos contra incêndio da GT Fire são referência em aprovação | Foto: Junior Aguiar

Como elaborar um projeto contra incêndio para segurança nas escolas?

A elaboração de projeto contra incêndio e pânico deve ser feita por empresas de consultorias. E a GT Fire é um exemplo de excelência nessa área.

Os engenheiros de segurança avaliam toda as medidas da edificação e cria um projeto adequado à funcionalidade da edificação, apontando todos os equipamentos e sistemas de segurança necessários.

Os projetos são apresentados ao Corpo de Bombeiros. A aprovação é garantida! Fala com a gente agora ou faça seu orçamento rápido e prático.

Artigo: Junior Aguiar – jornalista DRT 5542/PE

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

GT Fire

CONSULTORIA E PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
Somos uma empresa especializada na Elaboração de Projetos de Incêndio, regularização com o Corpo de Bombeiros e na prestação de Serviços de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Posts Recentes

Siga-nos

Inscreva-se para nossa newslteres

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit